Carne de qualidade 100% Nelore
O criador Pedro Leite, de Iacri, SP, tem tudo planejado para produzir carne de qualidade 100% Nelore, criar marca própria e abastecer o crescente mercado de carne gourmet.A decisão aconteceu num Dia de Campo do Nelore Golias, quando teve a certeza do que queria fazer como pecuarista, após saborear a carne do Nelore com marmoreio.
Para isso, iniciou em 2017 a avaliação por US e já obtém uma média de 3,5 de marmoreio, direciona os acasalamentos para AOL e EGS, busca melhor aproveitamento de carcaça, além da premiação por um acabamento mais padronizado. No gado PO a meta é chegar a 4,5 de MAR.
Em recente abate técnico teve 51,7% de rendimento em novilhas nelore, criadas à pasto, com acabamento uniforme. “O lote foi avaliado pelo Roberto Barcelos que classificou como Grass Fed, sistema de criação onde o bovino se alimenta de pasto, do nascimento até a vida adulta”, contou.
Neto e filho de pecuaristas comerciais, Pedro Leite iniciou a transição para o processo de cria em 2012. A Fazenda passou a viver um novo ciclo, mudando completamente os critérios de seleção e modelo de criação. A primeira compra, de um lote de vacas Nelore PO Golias, com 8 a 10 de marmoreio, já foi com foco em genética para qualidade de carcaça.
“Quero alcançar meu objetivo produzindo touros e matrizes para o mercado de genética, além de carne de qualidade para o consumidor. Não quero vender commodities, quero vender carne de qualidade e ser remunerado por isso”, afirmou o criador.